A R A X

Perguntas & Respostas

Uma Universidade Corporativa (UC) deve ser criada e implementada quando a empresa busca a evolução de sua área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) passando a focar em treinamentos mais estratégicos, ao invés de treinamentos pontuais.

Além disso, a UC permite às empresas que possam aprimorar as competências do negócio visando o futuro da empresa e sua diferenciação em seu mercado de atuação.

O Mobile Learning é, atualmente, uma das principais modalidades de aprendizagem por ser facilmente utilizada com o apoio de smartphones, tablets e laptops.

As principais soluções que podem ser utilizadas no MObile Learning são videoaulas, jogos digitais (gamificação/gamification), e-books, livros digitais, cursos e-learning (isso varia conforme a plataforma que se utiliza) e redes sociais acadêmicas, por exemplo.

Uma Trilha de Carreira (ou Plano de Carreira) é, basicamente, um conjunto de caminhos e metas muito bem definidos que servirão como guia de crescimento profissional para a empresa e para as pessoas que ali trabalham.

Para tanto, é fundamental conhecer toda a estrutura organizacional da empresa, tem muito clara a descrição dos cargos que são necessários para essa estrutura funcionar adequadamente e ter mapeadas as competências que levarão a empresa - e as pessoas - aos resultados estratégicos que foram planejados em algum momento anterior a essa etapa de Trilha de Carreira.

São as Estratégias de RH que irão guiar as pessoas que fazem o negócio da empresa acontecer, de fato.

Toda estrutura organizacional, cultura, programas de desenvolvimento, remuneração e benefícios passam por um minucioso trabalho estratégico da área de Recursos Humanos, sempre alinhando todos esses pontos com o planejamento estratégico da empresa.

Dessa forma, é imprescindível que as Estratégias de RH sejam muito bem definidas e tragam consigo o propósito do negócio em que serão inseridas para buscar resultados cada vez mais incríveis!

Saber quais competências técnicas, comportamentais e estratégicas formam as competências individuais, coletivas e organizacionais é o primeiro passo para se criar programas de desenvolvimento que possam buscar resultados expressivos para o negócio da empresa.

Mapear as competências do negócio - e das pessoas que fazem o negócio acontecer - é fundamental, pois, a partir desse mapeamento, pode-se criar uma Avaliação de Desempenho por Competências, desenvolver uma Trilha de Carreira assertiva e objetiva e também construir uma Universidade Corporativa que sustente e aprofunde os conhecimentos das pessoas e do negócio nas competências existentes e desenvolva novas competências que promovam maior vantagem competitiva.

A gamification, ou gamificação, é o processo de aplicação de mecânicas de jogos em soluções de aprendizagem que podem envolver elementos de competição, colaboração e pontuação, por exemplo.

O principal objetivo e benefício do uso da gamificação está no engajamento das pessoas a partir da promoção da aprendizagem por meio da resolução de problemas que, muitas vezes, não são observados em soluções não gamificadas.

Saber para onde vamos, porque vamos e como vamos é importante. Mas, muito mais importante é saber se estamos indo da maneira correta (ou pelo menos nesse sentido).

A Avaliação de Desempenho é uma Estratégia de RH que permite, principalmente às lideranças, enxergar os pontos fortes e fracos de seus respectivos times e profissionais que compõem esses times

A partir dos resultados dessa avaliação é possível determinar quais competências precisarão ser melhor exploradas pelo profissional com o intuito de melhorar seu desempenho no trabalho que faz, além de servir, também, de um guia para o desenvolvimento profissional dentro da empresa com vistas a sua promoção, mudança de cargo ou, até mesmo, mudança de emprego.

Depende é a melhor resposta!
Isso sempre vem à tona e varia muito de propósito para propósito.

Fundamentalmente, treinamentos presenciais têm uma função mais imediata na disseminação de conteúdos e informações que permitam uma interação direta com os participantes daqueles treinamentos. Uma das principais vantagens dos treinamentos presenciais é a troca de ideias constante e em tempo real entre os participantes, além da mediação que permite maior aproveitamento dessas trocas, muitas vezes.

Já os treinamentos à distância também têm seu papel virtuoso no desenvolvimento de competências nos profissionais das empresas. Sua principal vantagem é, entre outras coisas, proporcionar ao treinando diferentes soluções de aprendizagem e servir de repositório para eventuais dúvidas/esclarecimentos ao longo da rotina de trabalho.

Vale reforçar que ambos têm suas vantagens e podem ser, facilmente, utilizados em conjunto (blended learning) para promover a melhor experiência de aprendizagem possível!

Não achou o que queria? Envie sua pergunta.